Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moro e Bolsonaro divergem sobre autonomia da CGU

Juiz deve conceder entrevista coletiva nesta terça-feira (6), quando deve detalhar os seus planos de gestão no Ministério da Justiça

Moro e Bolsonaro divergem sobre autonomia da CGU
Notícias ao Minuto Brasil

08:53 - 06/11/18 por Notícias Ao Minuto

Política Impasse

Desde que foi indicado por Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério da Justiça, o juiz Sérgio Moro tem planejado a futura gestão da pasta baseado em um pacote anticorrupção organizado pela Transparência Internacional, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, inclui projeto de lei para definir melhores atribuições à Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é mantê-la subordinada à Presidência da República, e não ao "superministério" da Justiça, como deseja Bolsonaro.

+ 'Não pretendo jamais disputar uma eleição', diz Moro em Curitiba

+ Bolsonaro desembarca no DF hoje e é esperado em sessão no Congresso

No momento em que fez o convite a Sérgio Moro, na semana passada, o presidente eleito sugeriu que ele incorporasse a controladoria e ampliasse os seus poderes como ministro.

A CGU é o principal órgão de controle interno do governo e, segundo especialistas e os próprios funcionários, é imprescindível que ela esteja ligada à Presidência, para que tenha autonomia de vigiar todos os ministérios.

O pacote adotado por Moro e a ideia defendida por Bolsonaro em relação ao órgão seguem, então, em linhas opostas. Por isso, a questão ainda é tratada como incerta pela equipe do militar. Já o magistrado diz estar analisando o caso.

Nesta terça-feira (6), o juiz deve conceder uma entrevista coletiva, em Curitiba (PR), quando promete detalhar seus planos de gestão.

Campo obrigatório