Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Pessoas razoáveis já não têm espaço no Brasil', diz FHC

Ex-presidente atribui polarização do país a Bolsonaro e ao comportamento do PT

'Pessoas razoáveis já não têm espaço no Brasil', diz FHC
Notícias ao Minuto Brasil

15:29 - 11/11/18 por Folhapress

Política Entrevista

Em entrevista ao jornal argentino "Clarín", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que não se apresentaria novamente como candidato a presidente do Brasil porque é "um homem razoável e as pessoas razoáveis já não têm espaço num país polarizado."

O ex-presidente disse que a polarização brasileira não se deve apenas ao presidente eleito Jair Bolsonaro, mas também ao comportamento do PT. "Eles sentenciavam que eram os bons e os demais, os maus. A mim, me acusavam de neoliberal, algo que nunca fui, mas era um modo de dizer que eu não servia."

+ Bolsonaro diz que vai trabalhar por um país em que todos sejam felizes

Indagado sobre se Bolsonaro é um fascista, FHC disse que não. "O fascismo é algo organizado. Ele representa um autoritarismo que pode ter qualquer tipo de base ideológica."

Afirmou, ainda, que não gosta de ver Lula preso. "É ruim para ele e para o país, mas eu respeito a lei."

Sobre Bolsonaro, disse que é preciso esperar e que faria resistência se houvesse "qualquer tentativa autoritária, a isso é preciso colocar freio."

Acrescentou que a sugestão de mudança da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém foi uma ação "precipitada" do presidente eleito.

"A posição tradicional do Brasil e a minha é a favor do Estado de Israel e da Palestina. Por que adotar outra que pode ser entendida por uma parte como uma provocação?"

FHC concedeu a entrevista em Madri, onde tinha prevista uma visita mais longa, mas que teve de ser interrompida porque sua mulher, Patricia Kundrat, mais de 40 anos mais jovem que ele, passou mal. Então, brincou, "isso me acontece por ter me casado com uma anciã. Da próxima vez, caso com uma mais jovem." Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório