Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Diplomatas apontam quebra de hierarquia com indicação de Araújo

Novo Ministro das Relações Exteriores foi promovido a ministro de primeira classe - o nome técnico para embaixador - somente no primeiro semestre de 2018

Diplomatas apontam quebra de hierarquia com indicação de Araújo
Notícias ao Minuto Brasil

08:58 - 15/11/18 por Notícias Ao Minuto

Política Itamaraty

A indicação de Ernesto Araújo como novo ministro das Relações Exteriores pegou mal entre os diplomatas que atuam no Itamaraty, segundo a Reuters. A reação ruim se deve ao fato de muitos apontarem quebra de hierarquia sem precedentes e desrespeito à instituição, pois Araújo foi promovido a ministro de primeira classe - o nome técnico para embaixador - somente no primeiro semestre de 2018, ou seja, um diplomata excessivamente júnior para o cargo.

+ Novo chanceler, Ernesto Araújo foi indicado por Olavo de Carvalho

Ernersto Araújo, de 51 anos, começou a ser cotado como possível chanceler durante a campanha presidencial, quando veio à tona um blog de sua autoria que fazia campanha aberta a Bolsonaro. Atualmente, o embaixador ocupa o cargo de chefe do Departamento de Estados Unidos e Canadá, considerado de terceiro escalão no Itamaraty por não lidar com temas centrais das relações ocm os países do Norte, como comércio.

"É como se o presidente eleito tivesse indicado um general três estrelas para comandar a Defesa ou o Estado-Maior das Forças Armadas", comparou uma fonte com conhecimento interno do Itamaraty, lembrando que, como militar, Jair Bolsonaro jamais cometeria um erro desses. "Nunca um chefe de departamento, um cargo de terceiro escalão, foi alçado a chanceler", disse uma segunda fonte.

"É uma pessoa de perfil bem baixo. É de se questionar que tipo de liderança ele poderá ter.", continuou. Uma terceira fonte faz uma ressalva: "Aos olhos do mundo, a política externa brasileira passará a ser comandada por um discípulo do trumpismo", declarou, fazendo referência a um artigo de política externa controverso feito por Araújo, em defesa do presidente norte-americano, Donald Trump.

Campo obrigatório