Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maioria do TSE vota por arquivar ação do PT para cassar Bolsonaro

Julgamento foi suspenso após pedido de vistas do ministro Edson Fachin

Maioria do TSE vota por arquivar ação do PT para cassar Bolsonaro
Notícias ao Minuto Brasil

22:01 - 04/12/18 por Notícias Ao Minuto

Política Sessão

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começaram a julgar, nesta terça-feira (4), ação do PT que pedia a cassação da chapa do presidente eleito Jair Bolsonaro. Até o ministro Luiz Edson Fachin pedir vistas, a maioria da Corte já havia votado pelo arquivamento.

De acordo com informações do portal G1, o PT argumenta que houve abuso de poder econômico na campanha de Bolsoanro porque o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, apoiador do então candidato, teria ameaçado demitir funcionários se eles não votassem no concorrente do PSL ao Planalto.

+ Gilmar Mendes pede vistas e julgamento de HC de Lula é adiado

Relator da ação, o ministro Jorge Mussi, afirmou que para o abuso de poder ser confirmado é preciso comprovar a gravidade do fato e a influência no resultado da eleição. "Embora não tenha dúvida de que o ato de coagir empregado pela iniciativa privada pode vir a retratar o abuso, é essencial demonstrar de forma robusta e concreta. Esse, contudo, não é o caso dos autos", disse.

Ele foi seguido pelos ministros Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Luís Roberto Barroso. Além de Fachin, falta o voto da presidente da Corte, ministra Rosa Weber.

Não há data para a retomada do julgamento.

Campo obrigatório