Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moro indica Maria Hilda Marsiaj para Secretaria Nacional de Justiça

Atual secretário, o delegado da Polícia Federal Luiz Pontel deixa o posto, mas também vai compor a equipe de Moro no novo governo

Moro indica Maria Hilda Marsiaj para Secretaria Nacional de Justiça
Notícias ao Minuto Brasil

18:25 - 17/12/18 por Folhapress

Política Anúncio

O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou nesta segunda-feira (17) a indicação da subprocuradora-geral da República Maria Hilda Marsiaj para o comando da Secretaria Nacional de Justiça.

Atual secretário, o delegado da Polícia Federal Luiz Pontel deixa o posto, mas também vai compor a equipe de Moro no novo governo. No início deste mês, ele foi confirmado como futuro secretário-executivo do Ministério da Justiça, uma espécie de vice-ministro.

+ Bolsonaro quer integrar índios de reserva de Roraima

Entre outras atribuições, cabe à Secretaria Nacional de Justiça tratar de política migratória e refugiados, cooperação jurídica internacional, recuperação de ativos, enfrentamento ao tráfico de pessoas e coordenação da estratégia de combate à corrupção.

No novo governo, a secretaria também será responsável pela coordenação de registro sindical, transferida do Ministério do Trabalho. O objetivo é reduzir problemas de corrupção nessa área.

+ Em entrevista, Temer elogia Dilma: 'Senhora correta, honesta'

Maria Hilda já foi procuradora-chefe da República na 4ª região, área onde o ex-juiz Moro atuou e por onde passam os processos da Operação Lava Jato.

De acordo com o futuro ministro, ao aceitar o convite, a subprocuradora terá que se afastar no Ministério Público. 

Moro ressaltou que não vai interferir na atuação dos órgãos subordinados à pasta.

"Esses órgãos têm que ser absolutamente independentes, coisa que nem sempre foram no passado", disse. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório