Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lula evita depoimento sobre mensalão há sete meses

A Polícia Federal está tentando, desde fevereiro desse ano, ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso mensalão, após denúncia do empresários Marcos Valério que apontou o petista como possível envolvido no esquema, avança a Folha de São Paulo.

Lula evita depoimento sobre mensalão há sete meses
Notícias ao Minuto Brasil

06:35 - 24/09/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Política Interrogatório

De acordo com a publicação do diário, o convite para prestar esclarecimentos sobre um possível envolvimento no esquema do mensalão ou somente para prestar depoimento sobre o caso ainda não foi atentido por Lula da Silva. O ex-presidente terá sido chamado, mas não intimado, a falar com a Polícia Federal mas, até agora, o encontro ainda não aconteceu.

Ao que a Folha apurou, em causa está o receio de que o depoimento vaza para o público sendo esta época, de eleições, especialmente delicada. Para Lula, existe o perigo de que o seu depoimento, se vazar, seja usado politicamente pelos adversários. A delegada Andrea Pinho tenta, sem sucesso, negociar um encontro com o ex-presidente há sete meses mas tal não foi ainda possível, refere o jornal.

Em causa está o depoimento feito por Marcos Valério em 2012, altura em que o empresário tomou a iniciativa de se deslocar à Procuradoria-Geral da República para tentar redução de pena, na altura ainda não estabelecida, em troca de colaboração. Ele terá afirmado que Lula tinha total conhecimento do esquema e que terá beneficiado pessoalmente com ele.

O depoimento, no entanto, não ajudou o empresário que acabou sendo condenado a mais de 40 anos de prisão, por crimes ligados ao desvio de recursos e lavagem de dinheiro, escreve a Folha

Campo obrigatório