Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marcos Pontes: Ciência nacional precisa da iniciativa privada

Novo ministro também ressalta importância de levar a ciência para os mais jovens, a fim de incentivar a formação de novos profissionais

Marcos Pontes: Ciência nacional precisa da iniciativa privada
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 02/01/19 por Folhapress

Política Posse

O novo ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações (MCTIC), o astronauta Marcos Cesar Pontes, defendeu maior participação da iniciativa privada no financiamento da ciência nacional e disse querer aumentar a cooperação com outras pastas.

Em coletiva realizada antes da cerimônia de posse, na sede do MCTIC, Pontes disse que estão sendo estudados modelos de parcerias hoje existentes para incentivar empresas a investirem em ciência. "Temos olhado centros de inovação, parques tecnológicos e incubadoras existentes em todo o Brasil".

Pontes disse que uma de suas prioridades é a parceria com outros ministérios. "Tem ciência na saúde, na agricultura, na segurança. Podemos ajudar, por exemplo, em projetos de saneamento", disse.

+ Sistema de inteligência foi 'derretido' por Dilma, diz General Heleno

O novo ministro também ressaltou a importância de levar a ciência para os mais jovens, a fim de incentivar a formação de novos profissionais, e motivar os cientistas que hoje estão no país. "Queremos vê-los nas capas de jornais".

Em seu discurso de posse, marcado por uma fala motivacional-patriótica, Pontes relembrou o seu voo para o espaço, no dia 29 de março de 2006, dizendo que o medo de ir para o foguete era semelhante ao de assumir o MCTIC. "O mais importante não é o tamanho do desafio, mas como você encara esse desafio".

Ele reforçou os pilares de suas gestao: gerar conhecimento, produzir riquezas e melhorar a qualidade de vida da população.

A nova equipe do MCTIC é formada por Júlio Semeghini (secretaria-executiva), Marcelo Marcos Morales (secretaria de pesquisa e inovação), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim (secretaria de empreendendorismo e inovação), Antônio franciscangelis neto (secretaria de planejamento, cooperação, projetos e controle), Eli Chaves Gurgel do Amaral (secretaria de rádiodifusao), Elisio Goes de Oliveira Meneses (secretaria de telecomunicações). COm informações da Folhapress.

Campo obrigatório