Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente do Coaf diz que órgão terá liberdade total

Roberto Leonel, auditor da Receita que atuou na Lava Jato, assumiu presidência do Coaf

Presidente do Coaf diz que órgão terá liberdade total
Notícias ao Minuto Brasil

15:26 - 02/01/19 por Folhapress

Política Justiça

O novo presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Roberto Leonel, afirmou que o órgão terá liberdade total para atuar, inclusive em episódios que envolvam pessoas do novo governo de Jair Bolsonaro.

Ele falou após a cerimônia de transmissão de cargo de Sergio Moro, novo ministro da Justiça, pasta à qual o órgão agora passa a responder -até hoje fazia parte do ministério da Fazenda.

+ Ex-ministro diz que Bolsa Família era usada como chantagem

Nas últimas semanas, o conselho virou protagonista em um nebuloso caso envolvendo a família Bolsonaro.

Um relatório produzido pelo Coaf em desdobramento da Operação Lava Jato no Rio indicou movimentação financeira atípica de um ex-assessor do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL), que é filho do presidente e senador eleito.

O ex-assessor parlamentar e policial militar Fabrício José Carlos de Queiroz movimentou R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, de acordo com o documento.

Uma das transações de Queiroz citadas no relatório é um cheque de R$ 24 mil destinado à nova primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

"[Teremos] Liberdade total", afirmou Leonel. "Mesmo desse [governo]", respondeu.

De acordo com ele, se novas informações chegarem sobre o caso, elas serão alimentadas no sistema.

"O que tinha de informações no banco de dados, foi passado. Se as entidades ou pessoas obrigadas fornecerem mais informações, é só uma questão de alimentação do sistema", disse o presidente.

"Eu não participei, não sei. Não vou comentar casos específicos. Só sei pela imprensa desse caso", acrescentou.

De acordo com o novo chefe do órgão, a ideia é aumentar a estrutura do Coaf com pelo mais mais 15 ou 20 pessoas para a equipe. Atualmente, 37 pessoas fazem parte do conselho. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório