Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro lidera 1ª reunião ministerial do novo governo nesta quinta

Encontro servirá para discutir cronograma de medidas implementadas pelo novo governo

Bolsonaro lidera 1ª reunião ministerial do novo governo nesta quinta
Notícias ao Minuto Brasil

07:55 - 03/01/19 por Notícias Ao Minuto

Política Começou

A primeira reunião ministerial do governo do presidente Jair Bolsonaro acontecerá no Palácio do Planalto, às 9h desta quinta-feira (3).

De acordo com o 'G1', com informações do ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni, o encontro será para discutir o cronograma de medidas que serão implementadas pelo novo governo.

Além de Bolsonaro, o chamado Conselho de Governo é composto pelo vice-presidente, o general Hamilton Mourão, pelos 22 ministros e pelo chefe de gabinete da Presidência. O objetivo do grupo é assessorar o presidente na formulação de diretrizes de ação governamental.

Bolsonaro assumiu o cargo de presidente da República na última terça-feira (1º). Neste primeiro momento, segundo Lorenzoni, ele pretende anunciar um conjunto de medidas que vão "facilitar a vida das pessoas".

A primeira reunião do Conselho estava prevista para a próxima terça-feira (8), mas o novo presidente decidiu antecipá-la. O grupo deve reunir-se todas as terças-feiras.

+ Casa Civil anuncia exoneração de servidores em cargos de confiança

Ainda conforme Lorenzoni, as primeiras orientações transmitidas aos ministros serão para reduzir a estrutura administrativa; cortar cargos comissionados; reduzir níveis de hierarquia nas pastas; e melhorar a eficiência de serviços públicos.

O ministro da Casa Civil disse também que o presidente deve receber mais de 50 propostas dos novos ministros na reunião. Uma delas virá do titular da Justiça, Sergio Moro, que está trabalhando num decreto para facilitar a posse de armas de fogo.

A ideia é que cidadãos que não possuem antecedentes criminais possam manter uma arma em casa. Para sair com o artefato, é preciso ter autorização de porte. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento permite a compra e, em condições mais restritas, o porte de armas.

Campo obrigatório