Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Juízes criminais apoiam proposta de Moro sobre acordo penal

Trata-se de acordo penal entre réu e Ministério Público que possibilita o encerramento mais rápido dos processos quando os acusados confessam o crime em troca de uma pena menor

Juízes criminais apoiam proposta de Moro sobre acordo penal
Notícias ao Minuto Brasil

15:07 - 06/01/19 por Folhapress

Política Justiça

O Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc) emitiu nota de apoio à proposta do "plea bargain" defendida pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, entre os instrumentos para combater a criminalidade e desafogar o Judiciário.

Trata-se de acordo penal entre réu e Ministério Público que possibilita o encerramento mais rápido dos processos quando os acusados confessam o crime em troca de uma pena menor.

"O Fórum entende que as técnicas de negociação no Direito Penal e Processual Penal são instrumentos relevantes e fundamentais para concretização de um Sistema de Justiça mais efetivo no país", opina a instituição, formada por magistrados estaduais, federais, militares e trabalhistas de todas as regiões do país.

+ Preocupado, Lula diz que Bolsonaro foi eleito para 'destruir' o PT

+ Amiga de Michelle Bolsonaro ganha cargo em secretaria do governo

O fórum afirma que "a ausência de efetividade/celeridade da Justiça Criminal contribui para insegurança jurídica e principalmente para a impunidade, que deve ser combatida, e por isso apoia a ideia central da proposta do ministro da Justiça".

Na cerimônia de posse, Moro incluiu o "plea bargain" entre as propostas para combater o crime.

"Não haverá, aqui, a estratégia não muito eficaz de somente elevar penas. Pretende-se, sim, enfrentar os pontos de estrangulamento da legislação penal e processual penal e que impactam a eficácia do Sistema de Justiça Criminal", disse o ministro.

O instrumento é usado nos EUA, em que 90% dos casos criminais são resolvidos dessa forma, desafogando o Judiciário, segundo reportagem do portal UOL.

Basicamente, o "plea bargain" seguiria o modelo norte-americano. Valeria para qualquer crime cometido por uma só pessoa, ou não envolvendo uma organização criminosa, de furto, assalto, homicídio e corrupção. O promotor e o investigado negociariam para resolver a situação rapidamente sem ingressar na Justiça. Hoje esse tipo de acordo só é possível em crimes de menor potencial ofensivo, como lesão corporal leve.

Em dezembro, o Fonajuc também divulgou nota repudiando a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, de mandar soltar condenados em segunda instância. A entidade já havia aderido a uma nota técnica apresentada ao STF pela validade da prisão em segundo grau.

Segundo o fórum, "não houve mudança do cenário nacional, cuja criminalidade apenas aumentou, a ponto de modificar tal entendimento". O Fonajuc entende que a medida "não só é legal, como essencial para um país com 64 mil mortos anuais".

No discurso de posse, ao abordar a polêmica, Moro disse que "processo sem fim é justiça nenhuma".

"Pretende-se deixar mais claro na lei, como já decidiu diversas vezes o plenário no STF, que no processo criminal a regra deve ser de execução da condenação após o julgamento da segunda instância. Esse foi o mais importante avanço dos últimos anos, legado do saudoso ministro Teori Zavascki [que morreu em 2016 em um acidente aéreo]".

A proposta do "plea bargain" enfrenta restrições na advocacia.

Alguns advogados inclusive atribuem ao modelo o fato de os Estados Unidos terem a maior população carcerária do globo.Eis a íntegra da nota do Fonajuc:

"O FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS - FONAJUC, instituição composta de Magistrados Estaduais, Federais, Militares e Trabalhistas de todas as regiões do país, vem a público para manifestar sobre o anúncio da proposta do Ministro da Justiça Sérgio Moro acerca do "plea bargain".

O Fórum entende que as técnicas de Negociação no Direito Penal e Processual Penal são instrumentos relevantes e fundamentais para concretização de um Sistema de Justiça mais efetivo no país.

A construção de similar sistema no Brasil precisa observar o contexto em que o país se encontra, não podendo subverter a uma proteção deficiente da sociedade.

Ao adaptar o sistema de "plea bargain" no Brasil, o Fórum compreende, entre outros, pela necessidade da previsão do Juiz Natural deixar de homologar o acordo quando a pena convencionada se revelar manifestamente insuficiente para atender sua finalidade.

O Fórum Nacional defende que a ausência de efetividade/celeridade da Justiça Criminal contribui para insegurança jurídica e principalmente para a impunidade, que deve ser combatida, e por isso apoia a ideia central da proposta do Ministro da Justiça.

Brasília, 05 de janeiro de 2019.

DIRETORIA DO FONAJUC

FÓRUM NACIONAL DOS JUÍZES CRIMINAIS"

Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório