Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vaza conversa em que Bolsonaro faz pedido a Onyx sobre Bebianno

A conversa entre Bolsonaro e Onyx foi ouvida a partir de um telefonema aparentemente acidental para o chefe da Casa Civil para um repórter do jornal

Vaza conversa em que Bolsonaro faz pedido a Onyx sobre Bebianno
Notícias ao Minuto Brasil

06:25 - 21/02/19 por Folhapress

Política Preocupação

Ainda preocupado com possíveis efeitos da demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência, Jair Bolsonaro destacou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para negociar uma saída em relação ao ex-braço direito.

De acordo com o jornal O Globo, Bolsonaro mostra preocupação com o fato de Bebianno ainda constar como seu representante em processos judiciais -o ex-ministro é advogado de formação e foi uma espécie de "faz tudo" de Bolsonaro na campanha eleitoral.

Os áudios das conversas entre Bolsonaro e Bebianno, divulgados pela revista Veja, confrontam a versão do presidente de que ele não havia falado naquele dia com o então auxiliar. As gravações mostram ainda que ambos conversaram também sobre o esquema de candidaturas laranjas do PSL, revelado pela Folha de S.Paulo e que levou à queda de Bebianno.

+ Major Olímpio cobra esclarecimentos sobre candidaturas-laranja do PSL

+ Bebianno está com medo de reação de bolsonaristas mais radicais

A conversa entre Bolsonaro e Onyx foi ouvida a partir de um telefonema aparentemente acidental do chefe da Casa Civil para um repórter do jornal, durante reunião do ministro com o presidente.

O presidente citou nota divulgada nesta quarta (20) pela Folha de S.Paulo, na qual Bebianno teria dito a interlocutores que apoiaram sua permanência no governo que pretende juntar documentos para embasar eventuais histórias que venha a contar sobre a campanha e sobre a breve passagem pelo governo.

"Se ele me cobrar individualmente o mínimo, eu to f... Tem que vender uma casa minha para poder pagar", afirmou Bolsonaro a Onyx.

A nota da Folha de S.Paulo foi repercutida pelo site O Antagonista, que depois retirou o conteúdo do ar -segundo o presidente, a pedido de Bebianno.

+ Bebianno diz que Carlos Bolsonaro ‘fez macumba psicológica no pai’

+ Globo se manifesta após ser chamada de ‘inimiga’ por Bolsonaro

No diálogo, Onyx prometeu uma conversa reservada com Bebianno para tratar dessas ações. Bolsonaro citou ainda uma resposta de Bebianno a Jorge [possivelmente Jorge de Oliveira, subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil] na qual o ex-ministro se comprometia a não falar mais sobre os áudios trocados com o presidente.

Antes da divulgação dos áudios, Bebianno vinha afirmando que não dispararia contra o presidente. Em entrevista à rádio Jovem Pan na última terça (19), o ex-ministro disse que Bolsonaro ainda conta com sua admiração, mas o criticou por não dar limites à ação do filho Carlos, a quem creditou sua demissão após "macumba psicológica" na cabeça do pai.

Leia também: Janaina Paschoal cobra afastamento de chefe do Turismo

Campo obrigatório