Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ajuda humanitária cruza fronteira de Brasil com Venezuela, diz Araújo

A confirmação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores do governo Jair Bolsonaro

Ajuda humanitária cruza fronteira de Brasil com Venezuela, diz Araújo
Notícias ao Minuto Brasil

15:43 - 23/02/19 por Agência Brasil

Política Chanceler

Um dos dois caminhões com ajuda humanitária enviado pelo Brasil e pelos Estados Unidos para a Venezuela cruzou a fronteira em Pacaraima (RR), neste sábado (23), e encontra-se em território venezuelano, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

“Poucos minutos atrás tivemos a notícia de que o primeiro caminhão com ajuda humanitária brasileira e americano cruzou a fronteira e entrou no território venezuelano e agora está se vendo como vai ser o descarregamento do caminhão”, disse Araújo em um vídeo publicado por volta das 14h45 no perfil oficial do Itamaraty. “Esperamos que essa ajuda chegue efetivamente ao povo venezuelano”, acrescentou.  

+ Bolsonaro manda recado ao povo venezuelano: ‘¡Dios al mando!’

Os dois caminhões com ajuda humanitária, com placas e motoristas venezuelanos, partiram na manhã deste sábado, percorrendo os 214 quilômetros até Pacaraima, onde a fronteira do lado venezuelano foi fechada na quinta-feira à noite pelo regime do presidente Nicolás Maduro.

Poucos minutos após o anúncio de Araújo, o presidente Jair Bolsonaro publicou em seu perfil oficial no Twitter uma mensagem em espanhol de apoio ao povo venezuelano: “Fuerza a nuestros hermanos venezolanos! ¡Dios al mando!”, escreveu.

Nos arredores da fronteira, o clima é de tensão, com o registro de manifestações de populares que defendem a entrada da ajuda humanitária na Venezuela. Imagens de TV mostraram o uso de gás lacrimogêneo pelas forças de segurança venezuelana para dispersar manifestantes.

Mais sobre a crise na Venezuela:

+ Fronteira entre Colômbia e Venezuela é palco de confrontos

+ Fotos: pedras, fogo e desespero de quem luta por ajuda na Venezuela

+ Militares sequestrados por indígenas fazem apelo a Maduro

+ Guaidó inicia operação de ajuda humanitária rumo à Venezuela

Campo obrigatório