Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pedido de criação de CPI da Lava Toga será protocolado nesta terça

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), minimizou o efeito dos pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)

Pedido de criação de CPI da Lava Toga será protocolado nesta terça
Notícias ao Minuto Brasil

21:05 - 18/03/19 por Estadao Conteudo

Política Comissão

O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) disse nesta segunda-feira (18), ao Estadão/Broadcast que irá protocolar até o final da manhã desta terça-feira (19) o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito para investigar o "ativismo judicial" em tribunais superiores, chamada de CPI da Lava Toga.

O documento tem 28 assinaturas e ganhará a 29ª na terça. De acordo com Vieira, autor do requerimento, o senador Flavio Arns (Rede-PR) assinará o pedido pela manhã. Vieira aguarda ainda a resposta oficial de senadores do PT, que na última semana pediram mais tempo para pensar antes de assinar o requerimento. "Se eles decidirem assinar a gente espera", afirmou.

+ Procurador no TSE defende punição de eleitos em casos de laranjas

Nesta segunda-feira, 18, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), minimizou o efeito dos pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) recebidos na Casa e disse que "uma crise institucional agora não fará bem ao Brasil".

Questionado sobre se a fala do presidente do Senado poderia também se referir à CPI da Lava Toga, Vieira disse que Alcolumbre não colocou nenhum tipo de obstáculo à instalação da comissão. Na avaliação do senador, também não cabe ao presidente "fazer um juízo de valor sobre instalar ou não uma CPI".

+ Nos EUA, Bolsonaro diz que é preciso resolver 'questão da Venezuela'

"Existe essa tese, essa argumentação, de uma suposta crise institucional. Não existe crise entre Poderes, a crise que existe é de poderosos que estão se sentindo ameaçados, que se achavam acima de qualquer alcance da lei e hoje se sentem ameaçados e se escondem atrás das respectivas instituições", afirmou. "O que a gente tem e que é natural é uma preocupação de fazer andar a pauta legislativa, mas dentre as atividades que temos aqui, e que a Constituição nos reservou, uma delas é a apuração de fatos específicos." Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório