Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro se diz disponível para ajudar Moçambique após ciclone

Presidente usou o Twitter para prestar solidariedade

Bolsonaro se diz disponível para ajudar Moçambique após ciclone
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 21/03/19 por Lusa

Política Ciclone

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinbta-feira (21) que está disponível para ajudar a população moçambicana afetada pelo ciclone Idai, declarando estar também solidário com os povos do Zimbabué e Maláui.

"Ontem (quarta-feira) liguei para o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, para prestar solidariedade ao seu país e às vítimas da devastação causada pelo ciclone Idai. Nos colocamos à disposição no que for possível. Me solidarizo com o povo do Zimbabué e Maláui, também atingidos pelo ciclone", escreveu Bolsonaro na rede social Twitter (veja abaixo).

O número de mortos confirmados subiu para 242 em Moçambique e 139 no Zimbabué, segundo dados oficiais hoje divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

+ Número de mortos por ciclone Idai já passa de 550

As únicas estimativas conhecidas do Maláui continuam inalteradas, em 56 mortos e 177 feridos.

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, decretou o estado de emergência nacional na terça-feira e disse que 350 mil pessoas "estão em situação de risco".

Moçambique cumpre hoje o segundo de três dias de luto nacional.

A Cruz Vermelha Internacional indicou que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, considerando que se trata da "pior crise" do gênero em Moçambique.

O Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilômetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na quinta-feira à noite, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação. Com informações da Lusa. 

Leia também: Brasileira em Moçambique: 'Pessoas andam pelas ruas buscando comida'

Campo obrigatório