Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governador de MG teve cidadania italiana cassada por fraude

Segundo defesa, Romeu Zema já regularizou sua situação

Governador de MG teve cidadania italiana cassada por fraude
Notícias ao Minuto Brasil

11:54 - 04/04/19 por Ansa

Política Processo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teve sua cidadania italiana cassada pelo governo da Itália após a operação contra fraudes prender sete brasileiros no país europeu no mês passado.

O político estava entre as 800 pessoas investigadas por suspeita de fraude no processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Todos tiveram os passaportes cassados sob a acusação de pagar uma quadrilha para obter o documento. Segundo a defesa de Zema, ele ficou sem o passaporte italiano durante seis meses, mas agora sua situação já está regularizada.

+ Toffoli retira julgamento sobre prisão em 2ª instância da pauta do STF

"O processo do senhor Romeu e de todos os familiares da família Zema já foi regularizado perante a administração pública italiana comprovando, desta forma, as suas raízes na Itália e o seu direito ao reconhecimento de nacionalidade italiana", disse o advogado do governador, Eduardo Chelotti, que está em Roma para tratar o caso.

No último dia 26 de março, as autoridades italianas prenderam os brasileiros sob a acusação de suborno a cartórios, servidores públicos e policiais para agilizar o processo de cidadania. Para obter o passaporte, as pessoas precisavam pagar um valor de R$30 mil. A operação, batizada de "Super Santos", ainda revelou que na lista de beneficiários do esquema estão juízes, promotores e até um jogador que morreu no acidente com o avião da Chapecoense, em 2016.

"Com relação ao senhor Romeu, a situação já está regular e não posso dar maiores informações por motivos de ordem contratual", disse Chelotti à imprensa brasileira.

Esta não é a primeira vez que Zema tem problemas com sua cidadania italiana. Em fevereiro de 2018, ele teve seu documento cancelado pelos mesmos motivos. (ANSA)

Campo obrigatório