Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro quer mandar alunos para exterior 'como foi feito lá atrás'

A ideia se assemelha à proposta do Ciência sem Fronteiras, criado em 2011, durante o governo Dilma Rousseff (PT)

Bolsonaro quer mandar alunos para exterior 'como foi feito lá atrás'
Notícias ao Minuto Brasil

21:42 - 04/04/19 por Folhapress

Política Proposta

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PSL), durante transmissão via redes sociais, disse que quer mandar universitários para Israel, "assim como foi feito lá atrás, onde a garotada ia para outros países, aqui do Brasil, aprender agricultura, nós queremos fazer a mesma coisa, com agricultura no deserto".

"Queremos mandar a nossa garotada, os universitários para ficar aí 15, duas, três semanas lá fora para que essa tecnologia venha para cá e ele possa bem aplicá-la aqui no Brasil", afirmou Bolsonaro, referindo-se a técnicas de irrigação por gotejamento e criação de peixes.

O presidente disse que o contato principal com Israel será relacionado a ciência, tecnologia e inovação.

Bolsonaro afirmou que pretende "botar no papel [o intercâmbio dos universitários], botar em prática o mais breve possível".

+ Congresso vai 'fazer sua parte e aprovar Previdência', diz Bolsonaro

A ideia se assemelha à proposta do Ciência sem Fronteiras, criado em 2011, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Entre os objetivos do programa estavam investir na formação de pessoal altamente qualificado nas habilidades necessárias para o avanço da sociedade e ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas.

A falta de recursos levou ao congelamento do programa de Dilma, além de haver críticas quanto à aplicação da ideia.

A Folha de S.Paulo também mostrou deficiências na aplicação de uma das propostas do programa -treinamento "nas melhores instituições e grupos de pesquisa disponíveis (...) de acordo com os principais rankings internacionais". Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, menos de 4% dos alunos que participaram do programa foram estudar nas melhores universidades do mundo.

Leia também: Bolsonaro: 13º do Bolsa Família será anunciado na semana que vem

Campo obrigatório