Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Não existem olavetes contra militares', diz Bolsonaro

Guru ideológico de Bolsonaro, Olavo de Carvalho tenta ampliar sua influência na Esplanada

'Não existem olavetes contra militares', diz Bolsonaro
Notícias ao Minuto Brasil

14:50 - 05/04/19 por Estadao Conteudo

Política Governo

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira, 5, que não há uma disputa entre a ala militar do governo e o grupo do escritor Olavo de Carvalho. Ao lado do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno Ribeiro, Bolsonaro minimizou o confronto, apesar das sucessivas críticas de Olavo ao titular da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, e ao vice-presidente Hamilton Mourão.

"Não existem 'olavetes' contra militares", afirmou Bolsonaro, em café da manhã com diretores de jornais e repórteres de TV, no Palácio do Planalto. O jornal O Estado de S. Paulo participou do encontro.

Em reportagem publicada nesta semana, o Estado mostrou que o embate com o grupo de Olavo ocorre em várias áreas do governo, como a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), além do Ministério da Educação. "Agora (dizem que) militares querem a Apex e a Secom. Isso não existe", insistiu Bolsonaro.

+ Se tem minha senha tem minha confiança, diz Bolsonaro sobre rede social

+ Não vou entregar cargo, diz ministro da Educação após fala de Bolsonaro

Para o general Heleno, não existe nem mesmo uma "ala militar" do governo. "Querem criar dissenso. É uma invenção, fofoquinha", observou o general.

Guru ideológico de Bolsonaro, Olavo de Carvalho tenta ampliar sua influência na Esplanada e, nos últimos dias, postou várias críticas a Santos Cruz nas redes sociais. "O Santos Cruz e similares chamarão de extremista qualquer um que permaneça fiel aos ideais e valores da campanha que elegeu Bolsonaro. Essa gente está no governo para impedir que o presidente cumpra suas promessas de campanha", escreveu ele, recentemente.

Em entrevista ao jornalista Roberto D'Ávila, na Globonews, Santos Cruz classificou Olavo como "personalidade histérica". Ao Estado o escritor afirmou que o general tem "invejinha pueril" e, além disso, "não sabe de onde veio nem para onde vai". Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório