Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA mostra porque incêndios na Amazônia são problema de todos

Imagens captadas por satélite revelam nuvem de gás nocivo para qualidade do ar e com papel nas alterações climáticas

NASA mostra porque incêndios na Amazônia são problema de todos
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 26/08/19 por Notícias Ao Minuto Brasil

Tech Espaço

Se as imagens dos incêndios da Amazônia que a NASA compartilhou recentemente já davam motivos para preocupação, as imagens criadas com ajuda da Sonda Atmosférica de Infravermelhos da agência espacial vai mostrar-lhe porque os fogos na floresta brasileira são um problema de todos.

O instrumento da NASA a bordo do satélite Aqua mostra a formação de uma nuvem de monóxido de carbono surgindo na área dos incêndios na Amazônia, deslocando-se não só para o oceano Pacífico como também para a zona da cidade São Paulo, cujos céus foram cobertos pela fumaça.

“O monóxido de carbono é um poluidor que pode ser transportado para longas distâncias e persiste na atmosfera por mais de um mês. À altitude destas imagens, o gás tem pouco efeito no ar que respiramos mas, ventos fortes podem levá-lo para mais perto do solo onde pode impactar a qualidade do ar. O monóxido de carbono desempenha um papel não só na poluição do ar como também nas alterações climáticas”, pode ler-se no comunicado da NASA compartilhado pelo Mirror.

Campo obrigatório