Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

YouTube muda tratamento de dados de crianças após multa nos EUA

O YouTube informou hoje que está mudando a forma como trata os dados de crianças e também os conteúdos para este público, depois da multa em 155 milhões de euros por violação de proteção de dados nos EUA

YouTube muda tratamento de dados de crianças após multa nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

21:45 - 04/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Youtube

"Estamos mudando a forma como tratamos os dados de conteúdos para crianças no YouTube. Daqui a quatro meses, passaremos a tratar os dados de qualquer pessoa que assista a um conteúdo para crianças no YouTube como sendo provenientes de uma criança, independentemente da idade do utilizador", informou a empresa em comunicado divulgado hoje.

A subsidiária da 'gigante' tecnológica Google explica que limitará "o recolhimento de dados e a utilização em vídeos feitos para crianças apenas ao necessário para apoiar a operação do serviço".

O YouTube também deixará de transmitir anúncios personalizados inteiramente com base em conteúdos infantis e "alguns recursos deixarão de estar disponíveis nesse tipo de conteúdo, como comentários e notificações".

O anúncio das novas práticas acontece depois da aplicação da multa em 170 milhões de dólares, por violação da lei da proteção de dados para crianças, aplicada à 'gigante' tecnológica Google e à sua subsidiária YouTube, nos Estados Unidos.

O YouTube adianta que, para identificar os conteúdos criados para crianças, menores de 13 anos, os próprios criadores dos vídeos terão de informar a empresa quando os conteúdos se enquadrarem nessa categoria.

Além disso, a subsidiária da Google recorrerá à tecnologia específica para encontrar vídeos que visem claramente o público jovem, por exemplo, aqueles que dão destaque a personagens infantis, temas, brinquedos ou jogos.

"A responsabilidade é a prioridade número um no YouTube e nada é mais importante do que proteger as crianças e a sua privacidade", destaca também o YouTube em comunicado.

Segundo o comunicado da comissão de defesa do consumidor norte-americana (Federal Trade Comission - FTC), as tecnológicas são acusadas de reunir dados pessoais de menores indevidamente, sem o consentimento dos pais, e o valor da multa é um valor "recorde".

Em abril de 2018, 23 organizações de direitos digitais e proteção à criança apresentaram uma queixa na FTC, que acusava a empresa YouTube de reunir informações pessoais de menores, tais como a localização, o dispositivo usado e até números de telefone, sem o conhecimento dos pais e de usar os dados para permitir publicidade direcionada.

Campo obrigatório