Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Primeira imagem de buraco negro vale a cientistas prêmio de milhões

O Prêmio Breakthrough é patrocinado por Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, e Sergey Brin, ex-presidente da Google

Primeira imagem de buraco negro vale a cientistas prêmio de milhões
Notícias ao Minuto Brasil

07:45 - 06/09/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Ciência

Nesta sexta-feira (6), foi anunciado que a equipe de cientistas envolvida na captação da primeira imagem de um buraco negro, revelada em abril, receberá um prêmio de três milhões de dólares (12 milhões de reais). 

O Prêmio Breakthrough, atribuído nos Estados Unidos, reconhece o avanço científico de excelência, tendo como patrocinadores Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, e Sergey Brin, ex-presidente da Google.

A equipe internacional de 347 cientistas que obteve a primeira imagem de um buraco negro supermaciço, neste caso a sua silhueta formada por gás quente e luminoso a rodopiar em seu redor, foi premiada na categoria de Física Fundamental.

A entrega do prêmio será feita numa cerimônia em 3 de novembro, na Califórnia, indicou a organização do Prêmio Breakthrough no seu portal.

A "fotografia" do buraco negro - localizado no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos-luz da Terra, e com uma massa 6,5 mil milhões de vezes superior à do Sol - foi conseguida graças aos dados recolhidos das observações feitas, no comprimento de onda de  rádio, com uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo mundo, que funcionaram como um só e com uma resolução sem precedentes.

O "telescópio gigante" foi designado Event Horizon Telescope, com uma grande equipe participando nas observações com um dos radiotelescópios, o ALMA, no Chile.

A imagem dos contornos do buraco negro - o buraco em si, um corpo denso e escuro de onde nem a luz escapa, não se vê - permitiu comprovar mais uma vez a Teoria da Relatividade Geral, de 1915, do físico Albert Einstein, que postula que a presença de buracos negros, os objetos cósmicos mais extremos do Universo, deforma o espaço-tempo e sobreaquece o material em seu redor.

O diretor do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, José Afonso, explicou que na imagem do buraco negro da M87 "há uma zona mais escura" e uma auréola, que corresponde a luz proveniente de material (gás) que está por detrás do buraco negro propriamente dito, sendo que a luz "vem na direção" de um observador na Terra "devido à deformação do espaço" provocada por esse material.

De acordo com a equipE científica envolvida na observação, a sombra do buraco negro registRada é o mais próximo da imagem do buraco negro em si, uma vez que este é totalmente escuro.

Para José Afonso, especialista no estudo de galáxias, a imagem obtida permitirá conhecer melhor a natureza dos buracos negros e perceber como as galáxias se formaram.

Campo obrigatório