Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O momento da Huawei. Tudo o que a gigante chinesa pode apresentar

Será que a Huawei continuará a apostar no Android ou anunciará a mudança para o Harmony OS? A série Mate 30 responderá à questão

O momento da Huawei. Tudo o que a gigante chinesa pode apresentar
Notícias ao Minuto Brasil

05:10 - 19/09/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Evento

Se o evento da semana passada da Apple é um grande momento do ano para os fãs do ecossistema de produtos da empresa, o evento de hoje da Huawei pode ter a mesma (ou até maior) importância para o sistema Android. É hoje que a empresa chinesa revelará a sua nova série de topos de gama mas, mais do que novos dispositivos móveis de alto desempenho, será finalmente respondida a questão sobre se a Huawei continuará a contar com o Android como sistema operativo.

As tensões entre os EUA e a China ditaram a inclusão da Huawei na ‘lista negra’ do governo norte-americano e o consequente afastamento de parceiras como a Google. Significa isto que a situação da Huawei dentro do ecossistema Android ficou incerta e só com o anúncio da série Mate 30 teremos a certeza do caminho que será trilhado no futuro. Será que os novos topos de gama continuarão a ter (alguma versão do) Android? Ou será que a empresa chinesa apostará as ‘fichas’ no seu sistema operativo Harmony OS?

Sim, a série Mate 30 promete ser o grande motivo para os entusiastas de smartphones estarem atentos. Os dispositivos têm sido alvo de múltiplas fugas de informação e são até conhecidas imagens dos quatro modelos – o Mate 30 Lite, o Mate 30, o Mate 30 Pro e o Mate 30 Pro Porsche Design – mas só na apresentação de hoje saberemos o que de fato tem estes smartphones para oferecer.

Será também certamente apresentado um novo modelo do relógio inteligente da Huawei, o Watch GT 2. A maior novidade promete ser o chip Kirin A1, mas também é esperada a inclusão de um sensor capaz de realizar análises de frequência cardíaca e GPS, adivinhando-se um relógio ambicioso com vontade de combater num mercado dominado pelo Apple Watch.

A Huawei deverá também aproveitar para desvendar um novo modelo topo de gama do seu tablet, MediaPad M6. Este modelo já foi apresentado na China mas deverá ser introduzido no mercado europeu nesta apresentação, uma oportunidade que também parece ser demasiado boa para deixar de exibir a televisão Honor Vision. Esta televisão já conta com o sistema operativo Harmony OS e é possível que fiquemos a saber os modelos (e as respectivas dimensões da tela) que estarão disponíveis no mercado europeu.

Estes prometem ser os grandes anúncios de hoje da Huawei, uma empresa que parece estar num momento chave da sua história recente e que parece não querer deixar de se mostrar de boa saúde. O evento tem lugar em Munique, na Alemanha, e começa a partir das 13h00 (hora portuguesa). Esteja atento ao Tech ao Minuto para ficar ao corrente de todas as novidades.

Campo obrigatório