Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Face compra empresa que investiga controle de computadores pela mente

O projeto vai permitir desenvolver uma pulseira capaz de descodificar sinais elétricos emitidos pelos neurônios compreendidos pelo computador depois de "traduzidos em sinais digitais"

Face compra empresa que investiga controle de computadores pela mente
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 26/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Inovação

A empresa norte-americana Facebook anunciou hoje que alcançou um acordo para adquirir a companhia CTRL-Labs que se dedica à investigação de tecnologia que permite controlar computadores através de sinais neurológicos. O acordo de aquisição foi anunciado através das redes sociais pelo vice-presidente do departamento para Realidade Virtual e Avançada da Facebook, Andrew Bosworth, que não forneceu os valores que envolvem o negócio.

A estação de televisão norte-americana CNBC especula que o valor da operação deve situar-se entre os 500 e os 1.000 milhões de dólares.

"A visão que temos para este projeto é o desenvolvimento de uma pulseira que permita às pessoas controlarem os seus aparelhos como uma extensão natural do movimento", disse Bosworth.

O vice-presidente para a Realidade Virtual da empresa Facebook afirmou que a CTRL-Labs, com sede em Nova York, vai passar a integrar o departamento Facebook Reality Labs, que desenvolve, entre outras, as aplicações de "realidade avançada".

De acordo com Andrew Bosworth, o projeto vai permitir desenvolver uma pulseira capaz de descodificar sinais elétricos emitidos pelos neuronios compreendidos pelo computador depois de "traduzidos em sinais digitais".

A nova tecnologia vai ser capaz de "partilhar uma fotografia com um amigo" depois de efetuado um movimento imperceptível ou "simplesmente" porque o cérebro ordena "a intenção" de realizar a operação, acrescentou o mesmo responsável.

O invento deve ser desenvolvido em breve e vai ser aplicado aos produtos de grande consumo.

A CRTL-Labs já trabalha no desenvolvimento deste tipo de pulseiras que - segundo o projeto - convertem sinais neurológicos em sinais digitais capazes de "controlar os aparelhos através da mente", apesar da tecnologia estar ainda em fase de desenvolvimento.

Campo obrigatório