Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Edward Snowden criticou práticas “abusivas” de gigantes tecnológicas

A mensagem deixada pelo ex-analista da NSA teve o objetivo de deixar os participantes da Web Summit pensando sobre o domínio das empresas tecnológicas

Edward Snowden criticou práticas “abusivas” de gigantes tecnológicas
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 05/11/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Web Summit

Edward Snowden, o ex-analista da NSA responsável por copiar e ‘vazar’ informação secreta, foi um dos pontos altos da cerimônia de abertura da Web Summit. Asilado na Rússia, Snowden participou na cerimônia através de videoconferência onde fez considerações sobre o modelo de negócio de grandes tecnológicas como a Amazon, a Google e o Facebook.

“O modelo deles é um abuso, particularmente quando vemos a Google, a Amazon e o Facebook. O modelo de negócio deles é abuso. E no entanto é legal, dizem eles. Seja o Facebook ou a NSA, o problema é esse. Esse é o verdadeiro problema. Estamos entrincheirados em um sistema que torna a população vulnerável para o benefício dos privilegiados”, afirmou Snowden.

O ex-analista da NSA deixou também críticas ao Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, assinalando que o problema não está na proteção de dados. “O problema é reunir esses dados”, apontou Snowden.

“Regular a proteção de dados presume que o primeiro momento de reunir os dados é certo; que é apropriado; que não representa uma ameaça ou um perigo; que não tem problema espiar todo mundo a todo o momento, quer sejam clientes ou cidadãos, desde que nunca seja ‘vazado’”, explicou.

Campo obrigatório