Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulheres: 5 vezes maior risco de sofrer de depressão devido a sexismo

Mulheres jovens sujeitas ao sexismo têm cinco vezes mais probabilidade de sofrer depressão, afirma um novo estudo

Mulheres: 5 vezes maior risco de sofrer de depressão devido a sexismo
Notícias ao Minuto Brasil

14:00 - 22/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

Pesquisa afirma que o efeitos da discriminação sexual podem ser sentidos por até quatro anos e serem devastadores para a saúde mental das jovens.Mulheres jovens sujeitas ao sexismo têm cinco vezes mais probabilidade de sofrer depressão, afirma um novo estudo realizado em conjunto pela organização britânica Young Women Trust e a University College London.

O estudo define sexismo como "sentir-se insegura, evitar certos lugares, ser insultada, ameaçada ou atacada fisicamente por ser mulher". Entre as mulheres que afirmaram serem vítimas de sexismo, 82% afirmaram que eram vítimas regular de assédio sexual na rua. 

Sophie Walker, diretora do Young Women’s Trust diz que o estudo mostra uma "relação clara e danosa" entre sexismo e a saúde mental de mulheres jovens.

"O que muitas vezes é tido como falta de confiança das mulheres jovens é, na realidade, uma crise de saúde mental causada por uma sociedade sexista. Isso afeta profundamente as vidas de mulheres jovens, a sua independência económica e a sua saúde geral", explica.

"Necessitamos de serviços que ofereçam apoio a estas mulheres com a saúde mental comprometida pelo sexismo. Temos que, com sensibilidade, perguntar-lhes sobre as suas experiências de discriminação sexual, abuso e violência para podermos oferecer ajuda adequada", alerta Walker.

A especialista acredita ainda que os serviços de saúde mental tradicionais não são adequados para tratar mulheres jovens que sofrem as consequências psicológicas do sexismo. Para ela, essas mulheres precisam de um serviço especializado e também de investimento no combate à violência contra adolescentes, mulheres jovens e de outras idades.  

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório