Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA pressionam Reino Unido para que não utilize tecnologia da Huawei

Funcionários dos EUA apresentaram aos britânicos informação para demonstrar o suposto risco resultante da adoção da tecnologia da chinesa Huawei para desenvolver a rede 5G no Reino Unido

EUA pressionam Reino Unido para que não utilize tecnologia da Huawei
Notícias ao Minuto Brasil

08:40 - 15/01/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Briga

Funcionários dos Estados Unidos apresentaram ao Governo britânico informação para demonstrar o suposto risco resultante da adoção da tecnologia da chinesa Huawei para desenvolver a rede 5G no Reino Unido, informou nesta quarta-feira (15), o Financial Times.

O jornal adianta que uma delegação norte-americana, incluindo representantes do departamento de segurança, apresentou um dossiê técnico aos seus britânicos em uma reunião realizada na segunda-feira em Londres, em uma última tentativa de persuadir o encerramento de um acordo com a Huawei.

O Financial Times destacou que é esperado que ainda este mês o primeiro-ministro britânico, o conservador Boris Johnson, autorize o uso de equipamento da Huawei em partes "não chave" da rede de telecomunicações do país.

A delegação, que incluiu Matt Pottinger, Christopher e Robert Blair, entre outros, argumentou que permitir a entrada da Huawei representaria uma ameaça à segurança nacional e seria "uma loucura", revelou o Financial Times, citado pela Efe.

O chefe dos serviços de inteligência britânicos MI5, Andrew Parker, afirmou na segunda-feira que "não há motivos para pensar" que a cooperação de segurança entre o Reino Unido e os Estados Unidos possa ser afetada se o operador chinês acessar partes periféricas da rede de telecomunicações britânica, informou o diário.

Os Estados Unidos receiam a influência do governo da China nas empresas do país, como é o caso da Huawei, considerando que há um risco de espionagem, advertindo que tal poderá comprometer a colaboração com o Reino Unido.

Campo obrigatório