Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Irã lançará "nas próximas horas" um satélite de observação científica

O Irã irá lançar "nas próximas horas" um novo satélite de observação científica, anunciou hoje o ministro das Telecomunicações

Irã lançará "nas próximas horas" um satélite de observação científica
Notícias ao Minuto Brasil

12:20 - 09/02/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Irã

"A contagem decrescente começou para o lançamento do #Zafar_Satellite nas próximas horas", disse o ministro, Mohammad Javad Azari Jahromi, no Twitter.

O chefe da agência espacial iraniana, Mortèza Bèrari, indicou a 1 de fevereiro à AFP que a construção do satélite Zafar "começou há três anos, com a participação de 80 cientistas iranianos".

O programa de satélites da República Islâmica tem preocupado os países ocidentais, mas Bèrari assegurou que o Irão defende "o uso pacífico do espaço" e que todas as suas atividades "no domínio espacial são transparentes".

O aparelho, com 113 quilogramas e capaz de realizar 15 voltas completas à Terra por dia, deve ser colocado em órbita a 530 quilômetros da Terra pelo foguetão Simorgh, acrescentou Bèrari, precisando que o satélite foi concebido para estar operacional "mais de 18 meses".

A sua principal missão será "recolher imagens", disse, enfatizando as necessidades do Irã nesta área, em particular para estudar e prevenir terramotos e desastres naturais e desenvolver a sua agricultura.

"Este é um novo passo para o nosso país" disse Bèrari, lembrando que, no ano passado, o Irão já havia conseguido colocar um satélite em órbita a 250 quilómetros da Terra.

Campo obrigatório