Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA planeja lançar estação lunar até 2023

A intenção é conduzir experiências científicas e ainda abastecer aeronaves com combustível

NASA planeja lançar estação lunar até 2023
Notícias ao Minuto Brasil

09:06 - 07/05/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Tech Espaço

A NASA planeja voltar a pisar na Lua em 2024 mas, um ano antes, a agência espacial quer iniciar o projeto Lunar Gateway, ou seja, lançar uma pequena estação espacial que sirva para tornar o regresso dos humanos à lua mais sustentável. 

O objetivo é que esta estação espacial sirva não só para conduzir experiências científicas mas também para permitir que as aeronaves abasteçam combustível. Em entrevista com o Ars Technica, os responsáveis pela NASA indicam que os dois primeiros elementos do Lunar Gateway serão lançados como uma unidade integrada, ou seja, serão montados na Terra e seguirão viagem em direção à órbita da Lua num foguetão que, por enquanto, se acredita ser o Falcon Heavy da SpaceX.

Não é esperado que o Lunar Gateway seja finalizado rapidamente,  algumas fases do projeto são esperadas apenas para o final da década. Sabe-se que há outras agências espaciais envolvidas como a Agência Espacial Europeia e ainda a JAXA (do Japão) que fornecerão outros núcleos e contribuirão de diferentes formas para a concretização do projeto.

Campo obrigatório