Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo ataque é capaz de roubar dados a computador bloqueado

O ataque afeta o computador com entrada Thunderbolt

Novo ataque é capaz de roubar dados a computador bloqueado
Notícias ao Minuto Brasil

12:40 - 11/05/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Hack

Um investigador de segurança descobriu uma vulnerabilidade em computadores com entrada Thunderbolt, permitindo que alguém com acesso físico consiga roubar dados em apenas cinco minutos.

Segundo a Wired, basta ter um equipamento portátil e uma chave de fendas para conseguir roubar estes dados, mesmo que estejam encriptados e o computador bloqueado. A vulnerabilidade pode ser explorada devido às caraterísticas da entrada Thunderbolt, que oferece acesso direto à memória do computador para proporcionar velocidades de transferência mais rápidas tendo apenas proteção de firmware.

Porém, o investigador em questão conseguiu contornar essas proteções e conseguiu ter acesso a partir de qualquer dispositivo, sem deixar rastro ou forma de o legítimo dono do computador ter ideia que o equipamento foi invadido. Para isso, conta o Engadget que o investigador desenvolveu um método de nome Thunderspy, revelando efetivamente a vulnerabilidade.

Para saber se o seu computador é vulnerável recomenda-se que use a ferramenta Spycheck, sendo que para evitar ter o computador invadido nunca deverá deixá-lo fora do seu alcance e vigilância.

Campo obrigatório