• 28 MARçO 2024

Pesquisadores detectam ritmo nas 'pulsações' de estrelas

Um ponto de partida para futuras pesquisas sobre estes astros

Pesquisadores detectam ritmo nas 'pulsações' de estrelas

10:06 - 14/05/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Tech Espaço

Um novo estudo publicado na revista Nature indica que um grupo de pesquisadores foi capaz de detectar um ritmo na ‘pulsação’ em dezenas de estrelas Delta Scuti, as quais apresentam dimensões duas vezes maiores que a do Sol.

O estudo é de autoria de um grupo de investigadores da Universidade de Sidney, que fez uso do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para detectar alterações no brilho das estrelas. Foi graças a esta ferramenta e um algoritmo que os pesquisadores conseguiram analisar as oscilações no brilho de uma amostra de 92 mil estrelas, revelando padrões semelhantes em mil estrelas. Eventualmente, este número foi reduzido para uma lista de 57 estrelas com ritmos que conseguiram ser padronizados, as quais estão a uma distância da Terra entre os 60 e os 1,400 anos-luz.

“Anteriormente encontramos notas muito desorganizadas para compreender bem estas estrelas pulsantes. Era uma confusão, como ouvir um gato andando num piano”, apontou um dos astrônomos da Universidade de Sidney, Tim Bedding.

“Estamos agora numa posição para começar a analisar estas estrelas e usá-las como pontos de partida para nos ajudar a interpretar grandes números de outras estrelas no grupo que apresentam um espectro de pulsações mais complicados”, finalizou