Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra 10 segredos guardados no quadro da Mona Lisa

Imagens em diversos comprimentos de onda revelaram segredos sobre o quadro mais caro do mundo

Descubra 10 segredos guardados no quadro da Mona Lisa
Notícias ao Minuto Brasil

11:37 - 23/10/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo engenheiro francês Pascal Cotte, intitulada “Segredos da Mona Lisa Revelados”, publicou uma série de imagens que foram exibidas em esposição no Centro Metreon em São Francisco (EUA), em 2007. Fundador da Lumiere Technology, o engenheiro examinou a pintura com uma câmera multi-espectral de 240 megapixels que utiliza 13 comprimentos de onda de luz, desde o ultravioleta até o infravermelho, de acordo com o Live Science.

O resultado das análises revela detalhes sobre o quadro mais famoso do mundo, pintado por Leonardo Da Vinci, no século XVI. “O rosto de Mona Lisa aparece ligeiramente mais largo e o sorriso e os olhos são diferentes”, disse Cotte. “O sorriso é mais acentuado, eu diria", revela Cotte.

Conheça os mistérios da Mona Lisa, revelados na pesquisa:

1. Ao ampliar a imagem do olho esquerdo da Mona Lisa, é possível ver que Leonardo deu uma única pincelada na região da sobrancelha. Ela, portanto, tem sim sobrancelhas e cílios.

2. O braço direito de Mona Lida se encontra sobre sua barriga. O pesquisador descobriu um pigmento atrás do pulso direito, que corresponderia a uma "capa" pintada sobre o joelho. Ou seja, o antebraço e o punho seguravam uma espécie de cobertor. A mão sobre a barriga parece ilógica, mas ao analisar o quadro no infravermelho, é possível notar que ela tem um pano na mão.

3. No infravermelho, é possível ver os rascunhos de da Vinci. “Se você olhar para a mão esquerda, você vê a primeira posição do dedo que ele desenhou, e depois mudou de ideia”, afirma Cotte.

4. Existe um laço em seu vestido.

5. O cobertor sobre os joelhos também cobre a barriga de Mona Lisa.

6. da Vinci alterou a posição do indicador e do dedo do meio da mão esquerda.

7. Cotte percebeu que um dedo da mão esquerda não estava concluído.

8. Na cabeça da modelo, da Vinci pintou primeiro a paisagem, depois usou técnicas de transparência para pintar o véu.

9. Uma mancha no canto do olho e no queixo de Mona Lisa foram causadas por acidente, com verniz. Isso desmistifica a ideia de que a modelo estava doente quando o quadro foi pintado.

10. O cotovelo teve que ser reparado pois uma pedra foi jogada na pintura, em 1956.

Campo obrigatório