Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

3 fatos sobre as plantas que você não sabia

Plantas são muito inteligentes, apenas evoluíram de forma diferente

3 fatos sobre as plantas que você não sabia
Notícias ao Minuto Brasil

20:45 - 03/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Surpreendente

As plantas são seres extremamente inteligentes. Sim, é isso mesmo que você leu, inteligentes. Por sua impressionante capacidade de adaptação, elas são os seres que há mais tempo se encontram habitando a Terra. A italiana Alessandra Viola, autora do livro Brilliant Green (Verdes Brilhantes), afirma, segundo a revista Super Interessante, que estes são os seres mais espertos da Terra. Será?

1. Mesmo que um animal coma 90% de uma planta, ela ainda vai sobreviver

Os animais são seres que evoluíram de forma a poder se locomover para conseguir comida, fugir de predadores e temos um órgão para cada função; as plantas não. Como são fixas, as plantas se adaptaram para que nenhuma função essencial dependa de um só órgão. Por esta razão, mesmo que um animal coma 90% de uma planta, ela ainda vai sobreviver.

2. As plantas têm cerca de 20 sentidos

Os animais tem cinco sentidos - as plantas têm cerca de 20. Para se ter uma ideia, as plantas desenvolveram a percepção da gravidade, que os animais não têm tão desenvolvido. Se um humano mergulha na água, ele vai chegar a um ponto onde não saberá mais onde é "em cima" e onde é "embaixo". Com as plantas, isso jamais irá acontecer, pois elas tem a noção de que as raízes devem crescer em direção à terra, porque entendem a gravidade.

3. Plantas se comunicam por cheiros

As plantas liberam moléculas orgânicas no ar, que são percebidas por outras plantas e combinadas, como se fosse um alfabeto. Segundo Viola, plantas enviam mensagens como "estou sendo atacada" ou "estou com sede, aqui não tem água". Isto é uma tática de sobrevivência, já que as primeiras plantas a serem atacadas enviam mensagens para que as próximas possam produzir cheiros menos atraentes às ameaças.

Campo obrigatório