Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Amazon, Apple, Facebook e Google são ouvidas hoje no congresso dos EUA

Os líderes das gigantes tecnológicas terão de defender as respectivas empresas e convencer os legisladores norte-americanos que nenhuma delas detêm qualquer monopólio

Amazon, Apple, Facebook e Google são ouvidas hoje no congresso dos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

05:30 - 29/07/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Tech EUA

Nesta quarta-feira (29), os líderes da Amazon, Apple, Facebook e Google serão ouvidos numa audiência no congresso dos EUA, procurando convencer os legisladores de que as empresas que representam não são grandes demais e não detêm qualquer monopólio.

Desta forma, marcarão presença o CEO da Amazon, Jeff Bezos; o CEO da Apple, Tim Cook; o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg; e o CEO da Alphabet (que detém a Google), Sundar Pichai.

“Desde junho passado que o subcomitê tem investigado o domínio de um pequeno número de plataformas digitais e a relevância de existirem leis e autoridade contra a anti-competitive. Dado o papel central que estas empresas têm nas vidas das pessoas na América, é crucial que os seus CEOs sejam honestos. Tal como dissemos desde o início, o seu testemunho é essencial para que completemos esta investigação”, pode ler-se no comunicado dos responsáveis pelo subcomitê que está encarregado da audiência.

Os quatro CEOs já tiveram oportunidade de compartilhar as respectivas declarações de abertura. Começando por Tim Cook, o CEO da Apple admite que comparecerá à audiência “porque o escrutínio é apropriado e responsável” mas, adianta, não faz “qualquer concessão aos fatos”.

Jeff Bezos, da Amazon, indica que “tal como o mundo precisa de pequenas empresas, também precisa de grandes”, apontando que “há coisas que as pessoas empresas simplesmente não conseguem fazer” tal como competir num mercado de varejo global que é “surpreendentemente grande e extraordinariamente competitivo”.

Por outro lado, Mark Zuckerberg, do Facebook, procurará convencer o congresso dos EUA de que as aquisições que o Facebook e o Instagram têm feito são, na verdade, boas para a concorrência. “As nossas aquisições ajudaram a impulsionar a inovação para as pessoas que usam os nossos produtos e serviços e para a comunidade abrangente de startups”, adiantou o executivo.

Por último, Sundar Pichai apontou que a Google “contribui construindo produtos que são úteis para os utilizadores em momentos pequenos e grandes”, apontando para serviços como o YouTube, o Search, o Gmail, o Maps ou o Photos. “Muitos são os donos de pequenos negócios que têm usado as nossas ferramentas digitais para crescerem”, afirmou Pichai.

Campo obrigatório