Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Interpol alerta para um aumento "alarmante" de cybercrime

Também foram constatadas fraudes relacionadas com medicamentos, mensagens de texto com ofertas sobre alimentação gratuita ou descontos em vários produtos.

Interpol alerta para um aumento "alarmante" de cybercrime
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 04/08/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Tech Pandemia

A Interpol avisou hoje que o cybercrime, ou crime informático, aumentou de forma "alarmante" durante os primeiros quatro meses do ano, em plena crise sanitária, com ataques dirigidos a pessoas que trabalham em casa, empresas e governos.   De acordo com a organização internacional de polícia, os criminosos aproveitam as falhas de segurança das companhias e dos organismos que tiveram de adaptar os sistemas informáticos, roubando dados, dinheiro ou criando perturbações. 

"O crime informático está se desenvolvendo e os ataques estão se incrementando a um ritmo alarmante, explorando o medo e a incerteza causada pelas falta de estabilidade social e a situação econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus", refere em comunicado o secretário-geral da Interpol, Jurgen Stock.

No período entre janeiro e abril, a Interpol detectou 907.000 mensagens de correio "spam", 737 incidentes relacionados com programas malignos e mais de 48 mil episódios ligados à instalação de vírus informáticos.

De acordo com Jurgen Stock, a dependência da internet "em todo o mundo" está criando "novas oportunidades" aos delinquentes, sobretudo a pessoas e empresas que não têm sistemas de segurança atualizados.

O panorama atual do cybercrime mostra mudanças nos padrões de fraude eletrônica, roubo de imagens através de câmeras 'web', vírus informáticos contra infraestruturas básicas, instituições sanitárias ou bancos, entre outros.

A Interpol alerta que a elevada circulação de informação falsa que se chega rapidamente ao público, com "teorias de conspiração" e informação sem qualquer tipo de verificação "contribuíram para a ansiedade das comunidades e, em alguns casos, facilitaram a execução de ataques informáticos". 

Também se constatam fraudes relacionadas com medicamentos, mensagens de texto com ofertas sobre alimentação gratuita ou descontos em vários produtos.

A Interpol avisa que esta tendência vai continuar, a curto prazo, e que provavelmente vai se verificar um novo "pico" quando estiver disponível uma vacina contra o covid-19, com táticas relacionadas com produtos médicos, intrusões de várias ordens com o intuito de roubo de dados.

Campo obrigatório