Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Especialista aponta cinco aplicativos para praticar ioga

Benéfica para corpo e mente, a meditação tem sido a alternativa mais procurada pelas pessoas em isolamento

Especialista aponta cinco aplicativos para praticar ioga
Notícias ao Minuto Brasil

04:48 - 07/08/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Tech Efeito pandemia

O mundo está recheado de pessoas ansiosas, resultado da aceleração na qual muitos levam a vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas será afetada pelo transtorno de ansiedade em alguma fase da vida. Com a pandemia, a realidade piora, segundo outro estudo, da Fiocruz, 54% das pessoas notaram estar mais ansiosas e nervosas desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil.

Diante disso, a procura por atividades que proporcionam calma e desaceleração vêm sendo cada vez mais frequente. Prova disso é que os aplicativos de meditação estão experimentando um pico de downloads.

Especialista em meditação e fisiologia, Débora Garcia explica que a meditação é um exercício interior, um momento em que a pessoa volta sua concentração para si e equilibra todo o corpo. “Um dos maiores benefícios é a diminuição das cargas de estresse, o que faz com que a pessoa tenha menos pensamentos nocivos e melhore tanto sua saúde física como sua relação interpessoal”, aponta.

Segundo a especialista, a prática por aplicativos é uma ótima maneira de começar a praticar a meditação no conforto do lar. Confira a seleção de aplicativos recomendados pela especialista em meditação e fisiologia:

Medita!

Dividido em oito temas — relaxando & meditando, mindfulness, orações & mantras, meditações essenciais, insights & reflexões, meditando com tradições espirituais, quem é você e meditações da lua cheia —, o aplicativo “Medita!” é gratuito e conta com mais de 65 meditações guiadas pela mentora Mirna Grzich.

Sattva

Com temporizador de meditação, o Sattva é gratuito e possui a funcionalidade de medir o humor antes e depois da meditação. Além disso, o aplicativo também dispõe de músicas tranquilizantes, premiações de acordo com o desempenho e monitoramento de batimentos cardíacos.

Zen

Voltado para quem está iniciando a prática, o Zen traz uma agenda de meditações que vai progredindo conforme o avanço do usuário. O aplicativo está disponível em uma versão gratuito e outra paga, porém ambas com o objetivo de melhorar o bem-estar.

Vivo Meditação

O aplicativo conta com a funcionalidade Natha, estruturada para ser fácil para iniciantes. Porém, há disponível meditações voltadas para quem já é avançado na prática. O diferencial do Vivo Meditação é que ele possui uma aba formulada para crianças, estimulando a prática e os benefícios da meditação aos pequenos.

Mindbliss

Disponível para iOS e Android, o Mindbliss conta com exercícios de respiração, hipnoterapia e áudios de prática guiada. Há no aplicativo tanto meditações para curtos períodos quanto para práticas meditativas que podem durar de cinco a nove dias. O usuário escolher as ferramentas de meditação favoritas em várias categorias —afirmações positivas, paisagens sonoras, exercícios de visualização, exercícios de respiração e meditação guiada.

Campo obrigatório