Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Origem de misteriosas ondas de rádio no Espaço é identificada

Apesar disso, ainda há muitas questões por responder

Origem de misteriosas ondas de rádio no Espaço é identificada
Notícias ao Minuto Brasil

05:32 - 05/11/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um grupo de astrônomos conseguiu detectar a origem de erupções rápidas de ondas de rádio dentro da nossa galáxia, atribuindo a ‘responsabilidade’ a uma estrela com um forte campo magnético. Até aqui os investigadores haviam tido dificuldades no estudo destas ondas de rádio devido à imprevisibilidade com que surgem e instabilidade do sinal.

“Havia este grande mistério em relação ao que produziria estas grandes erupções de energia, que até agora temos visto surgindo do outro lado do Universo. Esta é a primeira vez que conseguimos ligar uma destas erupções rápidas de sinais de rádio a um único objetivo astrofísico”, afirmou o líder da equipe internacional que analisou as ondas de rádio, Kiyoshi Masui, de acordo com o The Independent.

A investigação deu origem à publicação de três estudos na revista Nature, contendo dados obtidos a partir de equipamentos e telescópios espalhados um pouco por todo o mundo e até estabelecidos no Espaço.

Apesar de ter sido descoberta a origem do sinal, os investigadores questionam-se ainda sobre os mecanismos que permitem a estas estrelas de sinal magnético tão forte enviar as ondas de rádio.

Campo obrigatório