Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Qual a diferença entre bomba de hidrogênio e bomba atômica?

Bombas de hidrogênio, também chamadas de termonucleares, são mais poderosas do que as atômicas

Qual a diferença entre bomba de hidrogênio e bomba atômica?
Notícias ao Minuto Brasil

09:36 - 07/01/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Armas

A Coreia do Norte testou uma bomba de hidrogênio nesta quarta-feira (6), uma bomba mais potente do que a que devastou as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo o LiveScience, cientistas ainda não tem certeza sobre a potência da bomba, mas sabem que o abalo sísmico causado pela explosão foi de magnitude 5.1 nas escala Richter, de acordo com o órgão americano U.S. Geological Survey.

Apesar do abalo, existem diferenças entre as bombas nucleares atômicas e de hidrogênio. Ainda segundo a publicação, bombas de hidrogênio, também chamadas de termonucleares, são mais poderosas do que as atômicas. Por esta razão, os especialistas ainda não conseguem assegurar se a explosão foi causada realmente por uma bomba de hidrogênio ou não.

A grande diferença entre bombas de hidrogênio e bombas atômicas se dá no nível atômico. As atômicos, tipo as que foram jogadas nas cidades japonesas, funcionam dividindo o núcleo de um átomo, cuja reação em cadeia é extremamente explosiva, com força entre 15 e 20 quilotons de TNT, de acordo com a Union of Concerned Scientists. Já o primeiro teste com bomba de hidrogênio, realizado pelos EUA em 1952, produziu uma explosão na ordem de 10 mil quilotons de TNT. As bombas termonucleares começam com a mesma reação de fissão que alimenta as bombas atômicas, mas, em uma bomba termonuclear, um passo adicional significa que mais poder explosivo da bomba ainda fica disponível, uma vez que a maior parte do urânio ou plutônio não é usado.

Campo obrigatório