Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19. Máscara inteligente detecta assintomáticos

Engenheiro romeno responsável pela ‘obra’ foi destacado pela invenção nos EUA

Covid-19. Máscara inteligente detecta assintomáticos
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 07/12/20 por NMBR

Tech Covid-19

O engenheiro romeno Burzo Ciprian criou uma máscara transparente e inteligente que detecta pessoas assintomáticas, ou seja, que estão infectadas com Covid-19 e não sabem.

De acordo com o jornal espanhol 20 Minutos, a máscara incorpora várias funções inteligentes: Faz uma análise do ar para detectar vírus como o SARS-CoV-2, mede a febre do utilizador e notifica possíveis contatos de risco.

A ‘obra’ do engenheiro já lhe rendeu um prêmio nos EUA, atribuído pelo concurso Pandemic ResponseCoLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A máscara é feita de materiais plásticos criados por impressão 3D. Na parte da frente tem um dispositivo modular com um sensor bluetooth. Já na lateral há um filtro de ar para uma melhor ventilação e um sensor de temperatura, assim como um pequeno LED que mostra a temperatura corporal do utilizador.

Através do bluetooth, a máscara transmite ao aplicativo instalado no smarthphone - com o qual foi conectado - todos os dados sobre a qualidade do ar e temperatura.

Se detectaro coronavírus ou aumento de febre, o app avisa o utilizador que deve procurar um médico e avança com uma porcentagem da probabilidade de estar infectado.

Além disso, a máscara detecta outras máscaras até 300 metros de distância. Se algum dos utilizadores representar perigo, os contactos de risco recebem um alerta no celular.

Campo obrigatório