Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Agência Espacial Europeia revela requisitos para novos astronautas

Os escolhidos serão anunciados em outubro de 2022

Agência Espacial Europeia revela requisitos para novos astronautas
Notícias ao Minuto Brasil

05:36 - 17/02/21 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A Agência Espacial Europeia transmitiu hoje uma conferência especial onde revelou alguns dos critérios e requisitos que procura em novos astronautas que, nos próximos anos, serão treinados para missões com a Lua como objetivo.

Além de “capacidades motoras excepcionais que serão afinadas com treino intensivo, os candidatos também devem “dominar a arte de permanecerem calmos”.

Vale lembrar que, apesar do requisito físico, a Agência Espacial Europeia está aberta a candidaturas de pessoas com limitações motoras. A agência não disse especificações mas ficou claro que pretendem abrir portas que, numa situação normal, estariam fechadas para determinadas pessoas. Assim, a agência pretende analisar cada situação individualmente.

Os candidatos devem também ter noção que se tornarão “embaixadores do programa espacial”, pelo que a “paixão pela exploração espacial” é uma obrigatoriedade. É nessa posição de embaixadores que os astronautas deverão estar preparados para um “ambiente multicultural e diversificado” e “interagir com o público, sobretudo os mais jovens”.

A Agência Espacial Europeia apontou que, apesar de não ser obrigatória experiência na área, os candidatos devem ter habilitações literárias correspondentes a mestrado e um mínimo de três anos de experiência em ciências naturais, medicina, engenharia, matemática ou ciências computacionais. Devem também ser fluentes em inglês.

O período de candidaturas estará aberto a partir do dia 31 de março e permanecerá assim mesmo durante dois meses. Serão 17 meses dos mais variados testes (desde práticos até psicológicos) e também duas entrevistas. Os resultados serão divulgados em outubro de 2022.

Campo obrigatório