Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MUBI exibe especial com sete filmes de Wong Kar Wai

A partir de 19 de março

MUBI exibe especial com sete filmes de Wong Kar Wai
Notícias ao Minuto Brasil

12:23 - 04/03/21 por NMBR

Tech Streaming

A MUBI, plataforma global de streaming com curadoria e distribuição de filmes, anuncia a exibição de sete produções do aclamado cineasta Wong Kar Wai no Brasil, incluindo cinco restaurações. A programação Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai apresenta com exclusividade a coleção de filmes a partir do dia 19 de março, com o lançamento de versões em 4k, entre elas, a icônica obra-prima Amor à Flor da Pele (In The Mood For Love, 2000).

Considerado um dos grandes cineastas da atualidade, Wong Kar Wai passou cinco anos restaurando a coleção, que inclui alguns de seus trabalhos mais celebrados nas últimas décadas: 2046 (2004), Chungking Express (1994), Fallen Angels (1995), Happy Together (1997) e Amor à Flor da Pele (2000). O processo de restauração foi guiado pela L’Immagine Ritrovata e finalizado em Bolonha e Hong Kong, sob a supervisão de Wong Kar Wai, em colaboração com a Criterion. O especial inclui também Cinzas do Passado Redux (2008) e The Hand (2004).

O lançamento da nova coleção acontece vinte anos após a estreia do multipremiado Amor à Flor da Pele, aclamado em todo o mundo depois de sua primeira exibição no Festival de Cannes de 2000, e que rendeu a Tony Leung Chiu Wai o prêmio de Melhor Ator – o primeiro para um ator de Hong Kong. Na ocasião, Christopher Doyle, Mark Lee Ping- Bing e William Chang Suk Ping receberam o Grande Prêmio da Comissão Superior Técnica de Imagem e Som.

Em alguns países, os filmes terão exibições especiais em cinemas selecionados. No Brasil, a coleção completa estará disponível com exclusividade na plataforma de streaming MUBI, mas há possibilidade de exibições em cinemas, a partir de abril. Confira o line-up e as datas de estreia:

Amor à Flor da Pele (2000, restaurado) – 19 de março
Ambientado na Hong Kong dos anos 1960, o filme traz Tony Leung Chiu Wai (Conflitos Internos, O Grande Mestre) e Maggie Cheung Man Yuk (Dias Selvagens, Herói) nos papéis que marcaram suas carreiras, como os novos vizinhos Mr. Chow e Mrs Chan. Enquanto os primeiros encontros são reservados e contidos, eles logo percebem que seus esposos ausentes estão tendo um caso um com o outro.

Cinzas do Passado Redux (2008) – 26 de março
O único wuxia de Wong Kar Wai, ou filme de artes marciais, Cinzas do Passado Redux é uma versão revisada de seu épico de 1994 com o mesmo nome, vagamente baseado no romance de Louis Cha, The Eagle-Shooting Heroes. Contada com a preferência característica do diretor pelo humor em vez da narrativa clássica, apresenta várias estrelas de Hong Kong, incluindo Leslie Cheung, Brigitte Lin e Tony Leung Chiu Wai, em uma história romântica de desgosto e vingança no deserto de Jianghu.

Chungking Express (1994, restaurado) — 2 de abril
Uma das obras definitivas do cinema dos anos 1990, Chungking Express é um instantâneo de quatro vidas interligadas que se conectam brevemente sob as luzes artificiais e passagens labirínticas de Chungking Mansions, um complexo comercial em Hong Kong. Estrelado por Brigitte Lin (Cinzas do Passado), Tony Leung Chiu Wai (Amor à Flor da Pele) e a cantora que se tornou atriz Faye Wong (2046), este olhar doce e melancólico sobre a solidão, a dor no coração e a busca de conexão em um mundo cada vez mais alienante solidificou o status de autor internacional de Wong Kar Wai.

The Hand (2004) – 12 de abril
The Hand é uma versão estendida da contribuição de Wong Kar Wai para Eros, uma antologia cinematográfica de três partes, que também inclui obras de Michelangelo Antonioni e Steven Soderbergh. Ambientado na década de 1960 em Hong Kong, o filme é estrelado por Chang Chen (Happy Together) como assistente de um alfaiate que é enviado para tirar as medidas de uma famosa cortesã interpretada por Gong Li (Memórias de uma Gueixa). Um primeiro encontro íntimo o leva a fazer amorosamente suas belas roupas ao longo de muitos anos, à medida que ele cresce em sucesso e ela cada vez mais passa por momentos difíceis.

Fallen Angels (1995, restaurado) – 16 de abril
Originalmente criado como parte de Chunking Express, Fallen Angels é seu parente noturno, um thriller romântico dark ambientado na paisagem urbana noturna de Hong Kong. O filme traça os destinos interconectados de vários personagens misteriosos na deslumbrante metrópole de neon, incluindo um assassino independente que espera deixar sua linha de trabalho duvidosa para trás, seu assistente evasivo que está secretamente apaixonado por ele e um empresário mudo com um esquema de negócios incomum.

2046 (2004, restaurado) - 23 de abril
2046, a sequência encantadora e enigmática de Wong Kar Wai de sua obra-prima de 2000, Amor à Flor da Pele, que estreou em uma competição no Festival de Cinema de Cannes de 2004. Estrelado por Tony Leung Chiu Wai, como um escritor preso entre o passado, presente e futuro, bem como um elenco de estrelas, incluindo Zhang Ziyi, Gong Li e Faye Wong, 2046 é uma exploração romântica e melancólica da relação entre amor, tempo e memória, com visuais caracteristicamente exuberantes do autor de Hong Kong.

Happy Together (1997, restaurado) - 30 de abril
Após sua estreia no Festival de Cinema de Cannes de 1997, Happy Together rendeu a Wong Kar Wai o prêmio de Melhor Diretor do festival, concedida pela primeira vez na história a um homenageado de Hong Kong. Uma história de amor queer ambientada na Argentina, estrelado pela realeza da atuação de Hong Kong, Tony Leung Chiu Wai e Leslie Cheung, como um casal intermitente cujo relacionamento volátil e apaixonado começa a ficar fora de controle. Esta representação comovente de amor, obsessão e isolamento é uma das obras mais devastadoras de Wong Kar Wai.

Campo obrigatório