Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas do MIT 'traduziram' estrutura de teia de aranha para música

A melodia é um pouco sinistra e reverberante, prepare-se para um arrepio na espinha

Cientistas do MIT 'traduziram' estrutura de teia de aranha para música
Notícias ao Minuto Brasil

07:08 - 14/04/21 por null

Tech Aranhas

A que soa uma teia de aranha? Com recursos da inteligência artificial, dois cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) têm estudado as teias, que têm, segundo Markus Buehler, professor de engenharia, muita informação para oferecer.

“As aranhas utilizam vibrações como forma de se comunicar com o meio ambiente, com outras aranhas”, disse, citado pela Reuters. "Registramos essas vibrações e usamos inteligência artificial para aprender os padrões vibracionais e associá-los a certas ações, basicamente aprendemos a linguagem das aranhas", acrescentou.

Markus e a sua equipe criaram modelos 3D de teias de aranha de quando os aracnídeos estavam fazendo coisas diferentes como construção, consertos, caça ou a alimentando-se. Depois ouviram os padrões dos sinais enviados pelas aranhas e recriaram os sons através de computadores e algoritmos matemáticos.

“As aranhas são animais totalmente diferentes”, referiu ainda o professor investigador. "O que veem ou sentem não é realmente audível ou visível ao olho ou ouvido humano. Por isso, ao conseguir transpor isso, podemos experienciá-lo".

O cientista espera que o trabalho da sua equipe possa permitir aos humanos entender a linguagem de uma aranha e um dia comunicar com elas. "As melodias são o tipo de ligações que a aranha também experiencia. E por isso podemos começar a nos sentir um pouco como elas, nesse sentido", explicou.

Há mais de 47 mil espécies de aranhas e todas elas constroem teias para garantir que têm alojamento e alimento. A fio de uma teia de aranha é cinco vezes mais forte do que o aço.

Além disso, perceber como funcionam estas estruturas pode ajudar a alcançar inovação no campo da construção, manutenção e reparação.

Veja um dos exemplos do som abaixo:

Campo obrigatório