Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Perseverance consegue transformar dióxido de carbono em oxigênio

A primeira experiência comprova que a tecnologia poderá ser usada para permitir que astronautas permaneçam durante longos período de tempo no ‘Planeta Vermelho’

Perseverance consegue transformar dióxido de carbono em oxigênio
Notícias ao Minuto Brasil

05:20 - 22/04/21 por NMBR

Tech Espaço

Parece que, mesmo depois de conseguir fazer voar um helicóptero em Marte, a NASA pretende continuar a surpreender os fãs da exploração espacial com as suas experiências no ‘Planeta Vermelho’. A mais recente consistiu em transformar dióxido de carbono em oxigênio.

Esta transformação foi possível graças a um instrumento presente no rover Perseverance conhecido como MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), que conseguiu extrair dióxido carbono e transformá-lo em 5.4 gramas de oxigênio. Diz o Business Insider que esta quantidade é suficiente para manter um astronauta vivo durante dez minutos mas, mais importante, é a prova que a tecnologia em questão funciona.

O resultado desta primeira tentativa é animador e comprova que a tecnologia poderá ser usada para permitir a permanência de astronautas em Marte durante longos períodos. Ainda assim, o MOXIE será usado mais nove vezes ao longo dos próximos dois anos.

Campo obrigatório