Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Computador vence campeão de jogo chinês pela primeira vez

Fan Hui, atual campeão europeu do jogo, foi derrotado por 5 a 0 pelo software AlphaGo, criado pela divisão DeepMind, do Google

Computador vence campeão de jogo chinês pela primeira vez
Notícias ao Minuto Brasil

14:11 - 29/01/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Inteligência

Pela primeira vez na história, um computador derrotou um campeão de Go, que é um jogo chinês de estratégia considerado um dos mais antigos do mundo.

Fan Hui, atual campeão europeu do jogo, foi derrotado por 5 a 0 pelo software AlphaGo, criado pela divisão DeepMind, do Google.

O resultado surpreendeu os especialistas que acreditavam que ainda levaria 10 anos para o AlphaGo estar pronto para derrotar um humano.

O software usou os erros cometidos de Fan Hui em embates anteriores como algoritmos para fortalecer sua habilidade no Go.

Agora, o AlphaGo terá um novo adversário humano, em partida marcada para março contra o campeão mundial Lee Sedol.

O jogo de tabuleiro tem regras mais simples que o xadrez, mas é mais versátil: em média, se calcula que o jogador tenha 200 opções por jogada, em comparação com apenas 20, no xadrez.

O Go é jogado em um tabuleiro de 19x19 linhas. Um jogador com 180 pedras brancas e outro com 181 pedras pretas.

O objetivo é ocupar as casas livres do tabuleiro para ganhar território e capturar as pedras do adversário.

Segundo a lenda, o jogo foi criado há três mil anos. Atualmente, o Go é praticado por 40 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Pela primeira vez na história, um computador derrotou um campeão de Go, que é um jogo chinês de estratégia considerado um dos mais antigos do mundo. Fan Hui, atual campeão europeu do jogo, foi derrotado por 5 a 0 pelo software AlphaGo, criado pela divisão DeepMind, do Google. O resultado surpreendeu os especialistas que acreditavam que ainda levaria 10 anos para o AlphaGo estar pronto para derrotar um humano.

O software usou os erros cometidos de Fan Hui em embates anteriores como algoritmos para fortalecer sua habilidade no Go. Agora, o AlphaGo terá um novo adversário humano, em partida marcada para março contra o campeão mundial Lee Sedol. O jogo de tabuleiro tem regras mais simples que o xadrez, mas é mais versátil: em média, se calcula que o jogador tenha 200 opções por jogada, em comparação com apenas 20, no xadrez. O Go é jogado em um tabuleiro de 19x19 linhas. Um jogador com 180 pedras brancas e outro com 181 pedras pretas. O objetivo é ocupar as casas livres do tabuleiro para ganhar território e capturar as pedras do adversário. Segundo a lenda, o jogo foi criado há três mil anos. Atualmente, o Go é praticado por 40 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Campo obrigatório