Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mesmo que não revele, Google sabe onde você tirou fotografias

A nova inteligência artificial já tem uma taxa de sucesso para identificar localizações melhor que a dos humanos

Mesmo que não revele, Google sabe onde você tirou fotografias
Notícias ao Minuto Brasil

08:57 - 25/02/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Identificação

Se a ideia de alguém saber a sua localização a todo o momento faz você ficar arrepiado então é provável que não fique mais tranquilo com a nova inteligência artificial da Google, a PlaNet. A ferramente é capaz de identificar a localização das suas fotografias independentemente da etiqueta de localização (geotag).

A PlaNet ainda está sendo desenvolvida mas, de acordo com o MIT Tech Review, nos primeiros testes utilizando 2.3 milhões de fotografias, esta inteligência artificial já conseguiu uma taxa de precisão de 28.4% para identificar o país e de 48% para apontar o continente em que determinada fotografia foi tirada.

Para atingir este nível de precisão – mais alto que o dos seres humanos – a PlaNet foi treinada para notar padrões baseando-se em localizações de 90 milhões de fotografias diferentes.

“Consideramos que a PlaNet tem uma vantagem sobre os humanos porque viu mais locais do que qualquer humano alguma vez visitou e aprendeu pistas sutis de diferentes cenários que são difíceis de distinguir até para um humano bem viajado”, conta um dos responsáveis pelo projeto, Tobias Weyand.

Campo obrigatório