Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Regulador dos EUA acusa TikTok de ser "lobo em pele de cordeiro"

A Apple e a Google terão de explicar o motivo que as leva a manter o app de vídeo nas respectivas lojas virtuais.

Regulador dos EUA acusa TikTok de ser "lobo em pele de cordeiro"
Notícias ao Minuto Brasil

09:50 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech TikTok

O responsável pela Comissão Federal das Comunicações dos EUA, Brendan Carr, enviou uma carta à Google e à Apple onde pede que o aplicativo de vídeo TikTok seja removido das respetivas lojas virtuais.

“O TikTok não é apenas mais um app de vídeo. É um lobo em pele de cordeiro”, escreveu Carr. “[O app] recolhe vastas quantidades de dados que, de acordo com novos relatórios, estão acessados por Pequim [na China]. Pedi à Apple e à Google que removam o TikTok das suas lojas virtuais devido aos padrões de práticas subreptícias de dados”.

O comissário da entidade reguladora refere ainda que o TikTok recolhe “históricos de pesquisa e navegação, identificações biométricas, rascunhos de mensagens e metadados”, acusando ainda o app de recolher “texto, imagens e vídeos armazenados no ‘clipboard’”.

Carr afirma também que “é claro que o TikTok coloca um risco inaceitável à segurança nacional”, com o Engadget a notar que o comissário deu à Google e à Apple até ao dia 8 de julho para darem explicações em relação ao motivo pelo qual o app continua disponível nas respectivas lojas virtuais.

Campo obrigatório