Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas conseguem determinar estrutura do Zika vírus pela 1ª vez

O estudo foi publicado nesta quinta-feira (31)na revista 'Science'

Notícias ao Minuto Brasil

02:21 - 01/04/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Pesquisa

Pesquisadores da Universidade Purdue e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) conseguiram determinar pela primeira vez, através de microscopia crioeletrônica, a estrutura exata do Zika vírus. De acordo com o 'G1', o vírus é muito semelhante a outros flavivírus, como dengue e febre amarela. Os especialistas apontam ainda que a diferença em uma região específica do vírus pode ser a razão para as singularidades da transmissão e manifestação da doença.

O estudo foi publicado nesta quinta-feira (31) na revista 'Science'. A descoberta pode impactar significativamente no desenvolvimento de tratamentos, vacina e diagnóstico. O mapa desenhado pelos cientistas foi realizado com temperaturas extremamente baixas, o que permitiu obter imagens em altíssima resolução.

Ainda segundo o G1, a principal diferença revelada entre a estrutura do Zika vírus e outros flavivírus foi em relação a uma proteína-chave da superfície. Devika Sirohi, um dos autores do estudo, afirma que a diferença das estruturas pode ajudar a entender como e por que o Zika consegue, aparentemente, invadir o sistema nervoso de um feto em desenvolvimento, levando à microcefalia, diferentemente de outros flavivíurus.

Campo obrigatório