Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Médicos dos EUA fazem transplante de órgãos infectados com HIV

O procedimento encerra um período de 25 anos em que era ilegal usar órgãos soropositivos em transplantes nos EUA

Médicos dos EUA fazem transplante de órgãos infectados com HIV
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 31/03/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Revolução

Médicos do John Hopkins Medicine anunciaram nesta quarta-feira (30) terem realizado dois transplantes de órgãos envolvendo rim e fígado infectados com vírus HIV, doados pela família de uma mulher soropositiva que morreu no começo do mês. Os pacientes que receberam os transplantes também são soropositivos. A cirurgia envolvendo o fígado foi a primeira no mundo e o transplante de rim foi o primeiro nos EUA. No futuro, os transplantes podem envolver outros órgãos, como pulmões, pâncreas e intestinos.

Segundo o GizModo, o procedimento encerra um período de 25 anos em que era ilegal usar órgãos soropositivos em transplantes nos EUA. Segundo os médicos, as cirurgias representa uma conquista histórica que vai ajudar a resolver tanto a atual falta de órgãos quanto fortalecer o caminho para transplantes semelhantes envolvendo outras doenças. Os especialistas desenvolveram também técnicas e protocolos para garantir que o vírus HIV não se espalhe para a equipe médica.

“Este é um dia inacreditavelmente excitante para o nosso hospital e nossa equipe, mas mais importante ainda para pacientes que vivem com HIV e doenças em órgãos em fase terminal”, destacou o cirurgião-chefe Dorry L. Segev em um comunicado. “Para essas pessoas, isso pode significar uma nova chance de vida.”

Campo obrigatório