Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desenvolvido sensor para detecção de transgênicos e controle alimentar

Biossensor promete identificar elementos biológicos em produtos geneticamente modificados

Desenvolvido sensor para detecção de
transgênicos e controle alimentar
Notícias ao Minuto Brasil

11:50 - 20/06/16 por Notícias Ao Minuto

Tech ISEP

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, coordenaram um projeto europeu com o objetivo de desenvolver biossensores para identificar elementos biológicos como proteínas ou DNA, associado a produtos geneticamente modificados.

Estes sensores, dispositivos descartáveis, "econômicos" e "fáceis de utilizar", pretendem ser uma alternativa aos métodos analíticos existentes, explicou à agência Lusa a coordenadora da investigação, Cristina Delerue-Matos.

O projeto GMOsensor surgiu de uma cooperação entre Portugal, Espanha, França, Brasil e Argentina, envolvendo dez instituições e 43 investigadores, tendo a duração de dois anos e um financiamento pela Comissão Europeia em cerca de 340 mil euros (R$ 1,3 milhões).

"A possibilidade de incluir equipes da América do sul constituiu um elemento facilitador no acesso a amostras que possuem Organismos Genéticamente Modificados (OGM), uma vez que na Europa a circulação de OGM é restrita", disse a coordenadora.

Segundo a investigadora, todos os parceiros possuíam experiência no desenvolvimento de biossensores.

Mundialmente, existe um aumento da quantidade de produtos lançados no mercado que possuem OGM, no entanto, "a falta de informação sobre os efeitos causados a longo prazo", leva a receios no consumo desses alimentos.

Nesse sentido, "a União Europeia estabelece que qualquer produto que contenha, seja constituído por ou produzido a partir de OGM autorizados deve conter essa informação no rótulo, se o teor for superior a 0,9 %", esclareceu a investigadora Fátima Barroso, envolvida no projeto.

Essa norma existe porque o consumidor "tem direito à informação e deve fazer uma opção consciente se pretender consumir o alimento", acrescentou.

Campo obrigatório