Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Avião Solar decola hoje para completar volta ao mundo

Ele funciona exclusivamente a energia solar parte hoje para Abu Dhabi

Avião Solar decola hoje para completar 
volta ao mundo
Notícias ao Minuto Brasil

18:18 - 23/07/16 por Lusa

Tech Impulse II

O avião aterrou no passado dia 13 no Cairo, no Egipto, oriundo da cidade de Sevilha, em Espanha. A decolagem está prevista para 23:00 de Lisboa em Portugal, ou seja, às 19h do Brasil, apesar de a organização ter advertido que a última decisão só será tomada na pista.

"As descolagens são complicadas com ventos cruzados", assegura uma nota difundida na página do Solar Impulse, em que é explicado que a duração da última etapa até aos Emirados Árabes Unidos vai durar cerca de 48 horas.

Os organizadores explicaram, também, que uma das causas que atrasou o voo foi a alta temperatura que afeta a região, com o termómetro a marcar 48 graus na Arábia Saudita.

Segundo a organização, como as altas temperaturas reduzem a densidade do ar, que por sua vez diminui quanto maior é a altitude, o avião solar vai precisar de um maior gasto de energia para que as hélices impulsionem o avião, tanto durante as horas diurnas, como noturnas.

"Ainda não tínhamos enfrentado temperaturas tão altas na nossa volta ao mundo, mas um pequeno desafio no final da nossa missão é sempre bom", asseguram os organizadores na sua página.

Se completar o seu último voo, o Solar Impulse II aterrará em Abu Dhabi depois de ter percorrido mais de 40.000 quilómetros, voando sobre o mar da Arábia, Índia, Myanmar, China, sobre os oceanos Pacífico e Atlântico, Estados Unidos, no sul da Europa e no norte de África, desde março de 2015.

O avião está equipado com mais de 17.000 células fotovoltaicas e é feito com fibra de carbono, sustentando-se com uma envergadura alar maior do que a do Boing 747. Além disso, mantém uma velocidade de travessia de entre 45 a 90 quilómetros por hora, alcançando um limite máximo de voo de 8.500 metros de altitude.

Campo obrigatório