Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Solar Impulse 2' completa sua volta ao mundo nesta terça (26)

Em comunicado, o suíço Bertrand Piccard, criador e presidente do projeto, afirmou que a etapa final seria tão difícil como as 16 anteriores

Notícias ao Minuto Brasil

15:06 - 26/07/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Voo

O avião suíço Solar Impulse 2 decolou no último sábado (23) do aeroporto internacional do Cairo, no Egito, para a última etapa de sua primeira volta ao mundo.

Iniciada em março de 2015, em Abu Dhabi, a viagem da aeronave movida a energia solar está prevista para terminar em 26 de julho, quando aterrissará nos Emirados Árabes Unidos.   

Em comunicado, o suíço Bertrand Piccard, criador e presidente do projeto, afirmou que a etapa final seria tão difícil como as 16 anteriores, durante as quais precisou se revezar no comando da aeronave com o CEO e cofundador do Solar Impulse, André Borschberg.   

Segundo Piccard, a alta temperatura na região nesta época do ano pode "causar, mesmo em elevada altitude, correntes térmicas e turbulência, forçando o piloto a usar máscara de oxigênio por períodos mais longos".   

O Solar Impulse 2 pesa 1,5 tonelada, tem a mesma envergadura de um Boeing 747, voa a uma velocidade média de 50 quilômetros por hora e não utiliza combustível, apenas baterias que armazenam energia solar.   

Durante a volta ao mundo, o avião fez escalas em Omã, Índia, Mianmar, China, Japão e Estados Unidos, além de ter sobrevoado o mar da Arábia, os oceanos Pacífico e Atlântico, o sul da Europa e o norte da África.   

Quando aterrissar em Abu Dhabi, a aeronave terá percorrido mais de 40 mil quilômetros. (Com informações da ANSA)

Campo obrigatório