Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Radiação pode ter afetado saúde de astronautas da Apollo

Raios cósmicos causam problemas cardiovasculares, diz estudo

Radiação pode ter afetado saúde
de astronautas da Apollo
Notícias ao Minuto Brasil

16:18 - 30/07/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A radiação espacial pode ser a causa da morte de muitos astronautas da missão Apollo, já que os protagonistas da primeira aterrissagem à Lua foram expostos a uma intensa quantidade de raios cósmicos. De acordo com um estudo liderado por Michael Delp, da Universidade do Estado da Flórida, provavelmente a exposição, que é maior que a das missões na órbita da Terra, afetou a saúde do coração e dos vasos sanguíneos dos astronautas.

Publicado na revista Scientific Reports, o estudo foi realizado com base nos prontuários dos 24 astronautas do programa Apollo, na tentativa de encontrar soluções eficazes para proteger os futuros viajantes a Marte. Segundo a pesquisa, 43% dos astronautas falecidos morreram de problemas cardiovasculares, um percentual entre 4 e 5 vezes maior do que os que viajaram apenas em órbitas baixas.

A equipe também realizou testes em ratos. Os roedores foram expostos à mesma radiação e, depois de seis meses, o equivalente a 20 anos humanos, apresentaram problemas arteriais. (Com ANSA)

Campo obrigatório